quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A cilada para os deuses.




No fim do ano passado em 2008, quando começamos a articular nosso cartel, meu primeiro, escolhemos como tema de estudos a transferência. Por isso eu logo tratei de providenciar o seminário 8 cujo título é transferência. Ao longo desse ano e já com o cartel em pleno funcionamento e com a ajuda de nosso mais um, fui logo percebendo que o seminário 8 não é um seminário fundamental na teoria, e também não é marcante sua contribuição para o estudo da transferência. Ao longo dos estudos pudemos perceber que este tema é muito bem trabalhado no seminário 1, que no fim desse ano pudemos estudar e perceber essas diferenças. O que posso concluir com isso: que o cartel tem me ajudado na formação justamente nesse ponto, que é de conhecer um pouco melhor os temas tratados em alguns dos seminários de Lacan, conhecer o que é trabalhado em cada um deles, isso é uma oportunidade excelente porque facilita a compreensão da obra como um todo, ao longo dos anos da formação.
Quando eu criei esse blog foi justamente para tratar desses avanços e dessas conquistas no campo da formação, e tive então a inspiração do seminário 8, no qual eu me atirei com tudo achando que seria pontual em nossos estudos durante o período do cartel. O título do blog: A cilada para os deuses, aparece no capítulo X Agalma, e justifica o surgimento do agalma como se tratando de uma cilada para os deuses, ou seja aquilo que engana que gera dúvidas. Este capítulo X é central no seminário 8, mas não trata muito especificamente a respeito da transferência que vai ser tratada mais para frente, no capítulo XII mas também, sem muita profundidade. Se fosse para tratar de um tema que norteia o seminário 8 eu me atrevo a dizer que esse tema seria o amor ou quem sabe o desejo. Lacan utiliza-se do Banquete de Platão quase que o tempo todo nesse livro para analisar o amor que Sócrates despertava em seus interlocutores, a maneira que ele despertava o interesse de quem ouvia sua oratória, amor que leva ao desejo pelo qual Alcebíades se coloca a mercê de Sócrates sem saber, pelo agalma, que aparece aqui melhor exemplificado como uma cilada.
No fim das contas e no fim de um ano de trabalho, me dou conta de que valeu ter me deixado levar por uma paixão, que foi o seminário 8, que na época eu acreditava que iria guiar nossos estudos. Dessa maneira foi possível traçar esse paralelo e perceber essas sutilezas que não fosse assim não descobriria. Acho que valeu também o nome que dei ao blog, embora tivesse pensado que seria um tema central dos estudos, o nome foi algo que ficou e com um significado que cada vez mais vou compreendendo o sentido, mas vai aos poucos se desvelando, não como havia imaginado no começo, mas com outro sentido.
Bem é chegado o fim do ano, e com ele as merecidas férias, vou dar um breve tempo nas postagens do blog até passar o ano novo. Assuntos não faltam, mas é merecido o descanso. A todos que acompanharam o blog e que leram algumas matérias o meu muito obrigado, e tenham todos boas festas. E que no ano que vem A cilada para os deuses volte com tudo tratando da formação em psicanálise, juntamente com minha impressão do trabalho em um centro de estudos de psicanálise, mais um desafio para mim no ano de 2010.



Nenhum comentário:

Postar um comentário