terça-feira, 3 de novembro de 2009

Em preparação para o evento de sexta.

Acredito que no seminário com Helena Bicalho, será trabalhado mais uma vez o seminário 16, como foi no começo deste ano. Logo na introdução deste seminário: "A essência da teoria psicanalítica é um discurso sem fala." E é por isso mesmo que temos que estudar muito, já tudo é nada. É como se o analisante chamasse alguém a toda hora e esse alguém nunca respondesse. É como se o analisante procurasse respostas onde só existem perguntas. É a angústia, mais é isso o que move o sujeito, rumo ao seu desejo, para se afastar do sofrimento. É o grande Outro que esta ali, ao mesmo tempo que é cúmplice e objeto de amor, é capaz de despertar um ódio intenso. E para ilustrar essa idéia, vai um poema de Cecília Meireles, que eu me atrevo a chamar o poema do grande Outro:


Novo poema da tristeza.
Deixei passar a ronda lenta
De muitas luas,
Mas a minha tristeza não diminuiu...
Longe, longe,
O céu agora é deserto,
Como se houvesse morrido,
Como se houvesse acabado...
Sozinha, no meu luto,
Ergo a mãos,
Cheias de lágrimas,
Em oferenda...
Eleito, ó Eleito.
Não me vês,
Não me ouves,
Não me queres!...
E vais deixar-me ficar assim
Toda a vida...
Oh! Tem pena, ao menos,
Das aves,
Que podem vir beber
Nas minhas mãos,
E endoidecer depois,
Pelos ares,
Da tristeza que me endoidece...
Eleito, ó Eleito,
Deixei passar a ronda lenta
De muitas luas,
E a minha tristeza não diminuiu!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário